Você está aqui:   » Mensagens  » Palavras de domingo
Pr. Regisnaldo Reis - Restaurando Princípios
Restaure os princípios de Deus na sua vida. Esse é um tempo de recomeço!

I João 2:15-17

O povo hebreu saiu do Egito, que simboliza o mundo; passou pelo deserto, e seguiu para Canaã. Todos nascemos no mundo, o pecado está em nós e estamos longe de Deus. O mundo não tem nada a ver com Deus. O mundo representa o diabo e Deus não tem nada com ele.

Nossa primeira experiência com Deus é no mundo, mas Deus não nos quer vivendo de forma mundana. O padrão de vida cristã que eu e você teremos não pode ser definido pelo diabo, pelo mundo. Não podemos ser controlados e influenciados por ele. Deus espera que você, ao conhecê-Lo, você passe pelo mar Vermelho e abra mão do mundo. Isso é quando você separa o santo do profano. Ou então, você pode viver a vida cristã no mundo e separado do Senhor.

Quando passamos o mar Vermelho, entramos em outro lugar, que é o deserto. Quando abro mão de viver uma vida de pecado, mudo meu estilo de vida, mas o mundo ainda está dentro de mim. Você não pratica as mesmas coisas, mas tem vontade de praticar e o deserto serve para tirar o pecado de dentro de você. Deus o criou para que você viva em Canaã e é para lá que você deve ir!

O limite entre o Egito e o deserto é o mar vermelho. E o limite entre o deserto e Canaã, é o rio Jordão e você tem que se dispor a passar o Jordão. Para passar, você tem que tirar as coisas do mundo de seu coração. Muitos acham que ao chegar em Canaã é tempo de descanso. Descanso é no céu! Em Canaã teremos aflições, lá emana vida, mas tem também gigantes e cidades fortificadas. Há mel, mas há guerras também!

Josué foi tomando posse de Canaã enquanto estava no deserto e quando entrou em Canaã, lutou e venceu o diabo. Lutaram e venceram muitas nações e quando Josué morreu, outros se levantaram e continuaram as suas obras. E estes morreram e outros sem conhecer muito bem, foram dominados pelos inimigos e 400 anos depois voltaram a ser escravos dos filisteus. Se bobearmos, perderemos a herança do Senhor, não andaremos mais em seus princípios e seremos escravizados.

Se seu casamento está doente, você está com depressão, se tem confusão em sua vida, você perdeu a herança do Senhor e está sendo dominado pelo diabo. Em Canaã, a vitória é sempre sua! Reaja!A primeira cidade conquistada foi Jericó e por ser a primeira deveria ser oferecida a Deus e todo o despojo não poderia ser tocado. Deus derrubou os muros de Jericó, mas um dos guerreiros pegou para si alguns objetos e quando foram conquistar Ai, que era uma cidade muito pequena, foram derrotados. O pecado de UM contamina todo o corpo e nos impede de avançar!

Josué ao consultar o Senhor descobriu que haviam tocado nos despojos. Os princípios de Deus foram quebrados, mas Josué resolveu o problema e nenhuma cidade de Canaã pode resistir a Josué, pois ele andava em cima dos princípios do Senhor. Meu irmão, não viva dentro de Canaã dividido
entre o santo e o profano!

Quais os princípios que devemos restaurar?

 
1 - Fidelidade - Deus está muito mais preocupado em que você seja fiel e sincero do que você faça um grande movimento e até ganhe muitas almas.
2 – Retidão - Somos retos quando decidimos abraçar a verdade de maneira absoluta, sem reserva. Doa a quem doer, o mundo não conhece o significado disso.
3 – Integridade - Integridade é o resultado de um caráter restaurado. À medida que virtudes como sinceridade, fidelidade, retidão e bondade vão sendo restauradas, vamo-nos tornando pessoas íntegras.
4 – Sinceridade - Se observamos nossos relacionamentos diários percebemos que temos uma extrema facilidade para não sermos sinceros.
5 – Humildade - Thiago, homem inspirado por Deus, fala da importância da humildade. "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:6-10).
6 – Santidade - Todos nós como cristãos precisamos saber qual é a mensagem central do evangelho de Cristo. Mas nós também precisamos restaurar valores.

Mateus 6:19 diz: “Não acumuleis para vós outros tesouros”. O que é um tesouro? É algo que tem valor. O que é que tem valor para você? O que te atrai? Em que você investe o seu tempo? Aquilo que você tem disposição de pagar um preço? Estas coisas são coisas que tem valor para você! O que verdadeiramente tem valor é o que você pratica e não apenas o que você pensa ou diz que tem valor. O que normalmente tem valor para o mundo? Dinheiro. O mundo valoriza o dinheiro, você valoriza o dinheiro?

A única classe de pessoas que Deus atende são os sinceros. A Palavra de Deus nos expõe. A Palavra nos desnuda, não tente se cobrir. É Deus quem vai te cobrir. Adão e Eva tentaram se cobrir, mas foi Deus que os cobriu e nos cobre hoje com o sangue de Jesus.

Seja sincero. Os homens valorizam um carro. Você valoriza um carro? As mulheres valorizam casa, roupa, jóias. Nós valorizamos um emprego, um bom currículo. O mundo valoriza um corpo bonito, sensual e tal. O mundo valoriza independência financeira, carisma, conhecimento. Jesus disse para nós não acumularmos tesouros na terra, mas nos céus. Tudo isso que o mundo valoriza são coisas que podemos perder a qualquer momento. Saúde, dinheiro, beleza, conhecimento. São coisas que facilmente são perdidas. De uma hora para outra podemos ficar sem. De repente podemos perder o dinheiro, as habilidades.

Se o seu tesouro são coisas que estão ligadas aqui na terra, você pode ficar sem os seus tesouros a qualquer momento. Por isso que Jesus disse para você acumular um tipo de tesouro que vai ter valor eterno. Tenha seu coração em coisas eternas, em coisas que ninguém pode pegar, nem roubar. O que é que Deus valoriza? Porque sou filho de Deus a minha escala de valores deveria ser igual à escala de valores de Deus! O único alicerce é Cristo, mas cada um deve construir a casa (a vida) com materiais resistente ao teste (fogo). Se a obra que cada um permanecer depois de ser provada pelo fogo, então você é um vencedor. Se não sobrar nada, você é um perdedor. Qual escala de valores você usa para edificar a sua casa (vida)? Quais os materiais (valores) que você usa?

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. A verdade que Jesus diz que é a nossa escala de valores. Quem não se apóia nas verdades da Palavra não tem apoio e cai. As verdades (valores) são o que não nos deixam cair na estrada da vida. Hoje quero tocar em alguns pontos que são tesouros de Deus que devem também ser os nossos tesouros, aquilo que valorizamos:

1. A Palavra de Deus (Bíblia) – Contém toda a revelação de Deus para o ser humano. É toda a revelação necessária para que possamos viver. A Palavra de Deus é importante para Deus? Sim. Deus dá valor ao que Ele diz. O que Ele falou vai se cumprir. O Espírito zela para ela cumprir. Ela é importante para mim? Quantas vezes eu leio a Palavra de Deus durante a semana? Se eu dou valor, eu pago o preço, eu a leio, eu sou atraído por ela durante a semana, eu gasto tempo com a Palavra de Deus. Se eu leio uma vez por semana, este é o valor que eu dou para a Palavra de Deus. Se eu vejo a televisão durante a semana e não leio a Bíblia isso mostra que eu dou mais valor à televisão do que à Palavra de Deus. Tenho tempo para assistir TV, mas não tenho tempo de ler a Bíblia Muitos morreram para que você pudesse ter a Bíblia hoje ao alcance das suas mãos e muitas vezes não damos valor. Se a Bíblia tem valor, nós vamos ler. Sejamos sinceros. Damos valor à Palavra de Deus?

2. Serviço com excelência. Isso faz parte dos valores de Deus. Deus faz tudo com excelência, não faz nada pelas metades. Ele completa toda a obra que começa. Como você lidera uma célula? Com excelência? Você cuida da sua célula com excelência? Você faz o seu melhor para Deus? Você evangeliza, edifica com excelência? A excelência faz parte da sua escala de valores?

3. Nosso irmão. Jesus morreu por toda a humanidade. Deus valoriza todo o ser humano. O seu irmão tem valor para você? Todos os seus irmãos têm valor para você? Deus não faz acepção de pessoas, você faz? Faz parte da minha escala de valores valorizar cada um dos meus irmãos, ou eu só valorizo alguém que tem algo para me oferecer? A Palavra ensina que eu preciso ser para poder ter. Eu preciso ser uma nova criatura para poder ter vida com Deus. Eu preciso ser cheio do Espírito Santo para ter revelação da Palavra de Deus. O ter é conseqüência do ser. Enquanto eu pensar que ter é mais importante do que ser, eu vou dar importância somente ao irmão que tem algo para me dar. Não vou valorizar o irmão por aquilo que ele é, mas por aquilo que ele tem. Seu irmão tem valor para você?

Se os seus valores são pobres (não são valores definidos por Deus) a sua vida cristã será superficial. Você estará numa ponte sem corrimão e qualquer vento te derrubará. Se você está firmado nos valores (corrimão) de Deus, você estará seguro. O Filho Pródigo (Lucas 15) gastou tudo de forma dissoluta, mas caindo em si se arrependeu e voltou para os braços do Pai. Os valores de Deus são a herança que recebemos ao nascer de novo. O que estamos fazendo com a herança que recebemos? Estamos gastando de forma dissoluta? Desprezando os irmãos, a Palavra, sendo infiéis, fazendo as coisas relaxadamente? É tempo de cairmos em nós, nos arrependermos e voltarmos ao Pai. Você tem valorizado aquilo que Deus te deu?

4. A consagração! Qual revelação que você tem do que Deus fez por você? Salvação, perdão, vida eterna (João 3:16). E o que você pode dar para o Senhor, já que Ele deu o melhor para você, o próprio filho. O melhor presente que você pode dar para Deus é você mesmo, do jeito que você é. É isso que nós chamamos de consagração: dar a si mesmo, com tudo que possui – qualquer coisa, a qualquer tempo, em qualquer lugar, sem reter nada, para que Ele use como quiser. Mas qual a sua experiência de consagração? A consagração deve ser a primeira experiência depois da salvação. Deve ser um estilo de vida.

O alvo da consagração – Servir a Deus
Deus quer que você seja consagrado, e que o fardo não seja pesado demais para carregar. Porque Deus quer pessoas consagradas? Porque Deus quer pessoas que entenderam que é um privilégio estarem ao dispor de Deus, a Seu serviço. Você está consagrado ao Senhor? Deus é um Deus de segunda chance! Você pode se consagrar hoje ou renovar sua consagração a Ele. Ele tem uma multidão de misericórdia para nós!

Avaliando sua vida nestes últimos meses, você diria que tem caminhado em ascendência ou em uma descendência? Sua fé aumentou? Sua perseverança cresceu? Você é mais servo? Você está orando mais? Sua sensibilidade com o Espírito Santo aumentou? Ou está tudo indo para trás? Esta palavra tem o objetivo de encorajá-lo a um novo começo!

Se você quer crescer como nunca cresceu, deverá fazer coisas que você nunca fez antes! Na Bíblia, Deus nos mostra dois personagens que nos ajudarão a entender melhor isto: Sansão e Lázaro! Em contextos diferentes ambos experimentaram a morte. Números 6:1 a 8 mostra que propósito é diferente de destino final, o propósito a que uma pessoa surgiu não determina que o destino final será alcançado, depende da resposta que você der!

Nesta Palavra, vemos o que um nazireu não devia fazer. Vinho fala de prazeres da carne, prazeres naturais, não necessariamente pecaminosos. A consagração era requerida para o voto do nazireu. No Antigo Testamento alguns faziam voto de nazireu, mas, no Novo Testamento, todos nós somos nazireus, sacerdotes! O livre acesso a Deus é aberto a todos nós! É você se abster daquilo que te tira o prazer de estar na presença do Senhor! Se descuidamos, nossa carne nos domina e não conseguimos ter sensibilidade com as coisas do Senhor!

Em Juízes 14:5 lemos que ele passeava pelas vinhas, e ele como nazireu estava em um terreno muito perigoso. Se você sabe que está em uma rota de colisão com o congelamento espiritual de sua vida, fuja! Sansão era displicente com seu voto. Em Juízes 14:8 diz que ele pegou mel de uma carcaça de leão morto por ele mesmo. Morte leva a uma rota de incredulidade! Mais uma vez ele se demonstrou displicente com o seu voto. A morte estava rondando sua vida e ele não percebia!

E em Juizes 16:16 seu coração foi tomado. Ali ele perdeu os sonhos, a fé, morreu espiritualmente. Seu cabelo foi cortado e sua consagração foi embora. No versículo 21 vazaram-lhe os olhos e ele virava o moinho no cárcere. Perdeu aí os sonhos, a visão, as expectativas de futuro e, incrível, ele estava prisioneiro daqueles que ele tinha nascido para derrotar! E quase que um propósito não vira destino. Mas, como Deus é um Deus de segunda chance, seu cabelo começou a crescer de novo, houve arrependimento em seu coração e o altar foi recomposto! No versículo 28 Sansão pediu forças ao Senhor e no versículo 30 ele morreu com os filisteus, matando de uma só vez mais inimigos do que em sua vida toda! Ele negou a si mesmo. A morte de Sansão é um fim com vitória.

João 11 nos fala do outro personagem, Lázaro. Ao contrário, ele estava presente em uma atmosfera saturada da presença de Jesus. Betânia era próxima de Jerusalém, Jesus estava sempre lá. Jesus era amigo da família. Marta era diaconisa na igreja e Maria adoradora, profetisa, gostava de estar em intimidade com o Senhor. Não obstante, Lázaro estava morrendo e ninguém viu, ficou doente e morreu. A Bíblia diz que ele era descente, bom, estava lá, mas, aparentemente, como observador. A morte de Lázaro se instalou, havia uma apatia nele apesar de Marta e Maria e da presença de Jesus em sua casa. Note que isto não impede que você morra espiritualmente. Sua indiferença com as coisas do Senhor pode matá-lo espiritualmente! E Lázaro morreu. E foi sepultado.

No versículo 34, Jesus pergunta onde ele foi sepultado, e isto aponta para situações que você já desistiu e enterrou. Jesus ordenou que tirassem a pedra. Se você quer um milagre de Deus não coloque a pedra! Colocá-la é não acreditar mais em Deus, é incredulidade. No verso 39 quando Jesus pediu para tirarem a pedra lhe disseram que ele já cheirava mal. Mas, Jesus é mestre em situações fedorentas! E no versículo 43 Jesus disse para Lázaro ir para fora. Pediu para lhe tirarem a venda, sua visão foi restaurada. Pediu que lhe desatassem as mãos, suas obras foram restauradas; e os pés, fala de caminhos. Posteriormente vemos Lázaro comendo com Jesus, isto é intimidade, enquanto Marta esta trabalhando e Maria está adorando.

Não se conforme! Tire a pedra para que o Senhor possa restaurar a sua vida. Está escrito: se creres, verás a glória do Senhor!

Deus te abençoe.

 

CAA no Twitter

CAA no You Tube


CAA no Facebook
Conecte-se
Atos dos Apóstolos no Facebook    Atos dos Apóstolos no Twitter    Atos dos Apóstolos no You Tube    Atos dos Apóstolos no Google
Atos dos Apóstolos
Setor SCIA Quadra 14 Conjunto 5, Lote 11, Zona Industrial (Guará) Cidade do Automóvel, CEP 71250-125 - Brasília - DF - Tel: 61 3037-9638
© Copyright Comunidade Atos dos Apóstolos 2012. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento e hospedagem: Top 7 Tecnologia