Você está aqui:   » Mensagens  » Palavras de domingo
Pr. Rafael Reis - Abençoados nos lugares celestiais
Como acessar as bênçãos liberadas por Jesus em nossa salvação

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo". Ef.1:1-3
"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus". Efésios 2:4-7

Costumamos dizer que Efésios é um grande resumo da bíblia. Esta carta nos fala a respeito do Propósito Eterno de Deus, ou seja a visão de Deus a respeito das coisas, a nosso respeito, a respeito da igreja. Efésios fala do ponto de vista da eternidade, e não do tempo, fala do ponto de vista das regiões celestiais, e não da terra. Esse livro nos introduz na Eternidade. E Deus tem o interesse de compartilhar a sua visão, o seu objetivo com "os santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus". 

A cidade de Éfeso era a principal cidade do distrito e célebre pelo seu templo consagrado a Diana (Ártemis). Seus habitantes eram notáveis pelo luxo, lascívia e a prática de artes mágicas. Neste contexto havia a igreja, e o apostolo escreveu àqueles irmãos para lhes advertir de:
1 – o perigo da divisão por causa das diferenças entre judeus e gentios (ver cap. 2)
2 – o perigo dos costumes dos gentios, para atingir a santidade, a pureza e unidade, daqueles irmãos (Efésios 4:13-14: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente").
 
Então, Deus compartilha seu propósito com os santos e fiéis em Cristo. Santos aqui não são uma elite espiritual, mas a totalidade do seu povo, aqueles que foram separados para pertencer a Deus, aqueles unidos a Deus, selados pelo Espírito Santo, santificados, separados para Deus de tudo o que é comum. Os fiéis eram aqueles que declaram a sua fé no Jesus com o qual se comprometeram. E o versículo completa: santos e fiéis EM CRISTO.

A expressão em Cristo refere-se a uma posição, é estar unido à pessoa de Cristo, é como diz a palavra em 1 Co.6:17 - "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele". E aquele que está unido ao Senhor, que é o cabeça da igreja, está também ligado ao seu corpo, por isso é vital estar em Cristo. Para estes irmãos, o apóstolo Paulo declara: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo , que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo". A palavra bendito significa elogiado, elevado, acima do comum.

Quando o texto diz Deus e Pai de Jesus aborda:
- o aspecto de filho do homem: Deus é Deus do unigênito filho Jesus;
- o aspecto da trindade: em sua essência, Deus é Pai do Senhor Jesus.
Dentro deste louvor e exaltação o apostolo Paulo nos mostra a revelação do novo testamento. A bíblia diz que o Criador, tornou-se carne e habitou entre nós, este Deus ao tornar-se homem, Deus passou a ser o seu Deus. E na expressão: "Nosso Senhor Jesus Cristo", vemos a expressão do bendizer a este Deus, pois aqui engloba a criação, encarnação e ressurreição de Jesus.

Então Paulo continua dizendo: "o qual nos abençoou". O Deus que bendizemos tem nos abençoado, aquele que é bendito cumpre o que diz, conforme disse a Abraão em Gn. 12:3 - "Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra". o prazer de Deus é nos abençoar, não porque merecemos, ou por comportamentos ou méritos nossos, mas porque ele é bendito, e espera o melhor de nós e manifesta este melhor a nós, através de Cristo.

Desta forma, nós também devemos bendizê-lo. A única condição para termos a benção de Deus é sermos lavados e remidos pelo sangue Dele e sermos regenerados. Muitos pensam "eu vou ser abençoado quando eu fizer algo pra Deus". Mas irmãos, é pela graça - Efésios 2:8:  "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus". A graça abre caminho para a paz, a graça traz o espiritual a terra. Pois a natureza das bênçãos são espirituais - toda sorte de bênçãos espirituais.

Muitos tem o relacionamento com Deus baseado em favores, baseado em lei, baseado em troca. Mas já está estabelecido, antes da fundação do mundo, na eternidade passada, antes que tudo viesse a existir, Ele determinou que te abençoaria, por por causa do Seu amor .V4 - 4 "assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor". Por isso a questão é ser santo em amor, ser fiel em amor. É justamente isso que o mundo está perdendo: o amor. O amor esta esfriando, a intolerância aumentando, mata-se por muito pouco hoje.

Te abençoar foi um ato soberano de Deus. Isso é graça! As bênçãos e benefícios de Deus nos foram dadas nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Ou seja, "tudo o que Jesus conquistou na Cruz, é direito nosso é nossa herança. Todas as bênçãos de Deus pra nós tomamos posse é nossa herança. Toda vida todo poder, tudo o que Deus tem para dar, abrimos a nossa vida para receber e nada mais nos resistira, maior é o que está em nós do que o que está no mundo..."

Regiões celestiais indica não somente o lugar celestial, mas também a natureza, o estado, e a atmosfera celestiais das bênçãos espirituais com as quais Deus tem nos abençoado. As bênçãos são dos céus. Isso significa que de alguma maneira o que temos hoje já está relacionado com a eternidade. Isso indica, que, desde que estamos em Cristo, já desfrutamos da vida celeste em nós. Esta expressão de Paulo fala de um antegozo daquilo que um dia desfrutaremos em plenitude na eternidade. Na verdade, irmãos, o reino começa aqui, quando você compreende a riqueza dessa graça, você enxerga o começo da glória a partir desse mundo.

1Co.15:19 diz "se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens". Tem pessoas que a vida cristã pra elas é apenas uma resolução de problemas na terra. "Eu to com problema, aí eu oro, Deus resolve". Tem pessoas que ainda falam assim: "eu peco mas Deus perdoa...". Seja sincero, porque você é crente? Sua vida com Deus só se limita aqui? Domingo após domingo?

Devemos compreender a nossa posição em Cristo. Em Ef.2, veja que Paulo diz no versículo 6 que DEUS nos fez “assentar”  com Cristo nos “lugares celestiais”. Vejamos o que implica em nossa experiência. Vamos compreender esse assunto lendo dois versículos na epístola aos hebreus:
- Hb 1.3: “O qual, sendo o resplendor da Sua glória, e a expressa imagem da Sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, havendo feito por Si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas”;
- Hb 10.12,13: “mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus, daqui em diante, esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés”.

A tão grande salvação nos traz descanso na obra de Cristo. Esses textos indicam que Cristo completou Sua obra de Redenção. E agora, nós estamos no mesmo descanso com Ele, porque ninguém e nem nada poderá nos destituir dessa posição. Mas Ele espera que nós mantenhamos nossa posição Nele, para que tudo se complete e todos os inimigos sejam colocados como estrados de Seus pés (Rm 16.20: “E o Deus da paz em breve esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A Graça de nosso SENHOR JESUS seja convosco”).

Que Deus nos ajude a compreender essa profunda verdade em nossa vida, para que tenhamos um viver a altura desse Evangelho. Creio que na experiência cristã prática, não podemos encontrar nada que seja mais relevante do que esse maravilhoso ensino  que nos revela a essência da tão grande salvação! Quando a bíblia fala aqui nos lugares celestiais, pode se traduzir como altos céus. Você precisa compreender a categoria dos céus: quando o apostolo escreve em 2 Coríntios 12:2 "Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)" ele está revelando que existem:
- Primeiro céu – a atmosfera, as nuvens, etc.
- Segundo céu – os domínios das estrelas, da lua, do sol. O céu astronômico.
- Terceiro céu – o lugar onde DEUS manifesta Sua presença e a Sua glória.

É no terceiro céu que estão as bênçãos celestiais. Por isso em Hb 10:19-20 lemos: “tendo, pois, irmãos,intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de JESUS, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”. Estar no terceiro céu é estar em Cristo, pois é lá que Ele está a direita de Deus Pai, de onde Ele governa.

É lá também que as batalhas espirituais acontecem: Ef.6:12 - 12  "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes". Tem pessoas que dizem: "mas eu não sou abençoado...". Sabe porque? Você está vivendo muito aqui na terra, vai lá na regiões celestiais tomar posse, meu irmão. Viva em Cristo, por meio dEle, por Ele e para Ele, são todas as coisas. Hoje é dia de vc tomar posse de toda sorte de bênçãos espirituais.  “Acheguemo-nos, portanto,confiadamente, junto ao trono da graça”. Hb 4.16.

CAA no Twitter

CAA no You Tube


CAA no Facebook
Conecte-se
Atos dos Apóstolos no Facebook    Atos dos Apóstolos no Twitter    Atos dos Apóstolos no You Tube    Atos dos Apóstolos no Google
Atos dos Apóstolos
Setor SCIA Quadra 14 Conjunto 5, Lote 11, Zona Industrial (Guará) Cidade do Automóvel, CEP 71250-125 - Brasília - DF - Tel: 61 3037-9638
© Copyright Comunidade Atos dos Apóstolos 2012. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento e hospedagem: Top 7 Tecnologia